Conhecer os excelentes resultados alcançados pelo Programa Melhor Parto foi o objetivo da visita da Unimed Campinas ao Hospital e Maternidade Santa Isabel – HMSI, no início da tarde de 11 de setembro.
A Unimed Campinas esteve representada pelo médico ginecologista e obstetra cooperado e assessor da Diretoria Médico-Social da cooperativa, Erik de Oliveira Piva, e pela enfermeira Najla M. C. Tahan Henriques, especialista em projetos da Unimed Campinas.
Os visitantes foram recebidos pelo coordenador do HMSI, Dr. Jeyner Valério Júnior; pelo provedor da Irmandade de Misericórdia, Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi; pela administradora do Hospital, Margareth Pedrol de Freitas; e pela enfermeira Cristiana Borges Orlanda, coordenadora do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Jaboticabal.
“Nossa visita foi motivada pelos bons índices apresentados pelo HMSI no âmbito do projeto parto adequado. Tivemos uma receptividade muito calorosa e humana dos profissionais do hospital, e nossas expectativas, que eram as melhores possíveis, se cumpriram. Encontramos um hospital e uma maternidade com um serviço organizado, muito bem conduzido e que respeita os conceitos do cooperativismo”, afirmou o assessor da Diretoria Médico-Social da Unimed Campinas.
Projeto Parto Adequado
O projeto Parto Adequado é um modelo inovador e viável de atenção ao parto e nascimento que valoriza o parto normal e reduz o percentual de cesarianas desnecessárias.
Foi inspirado e desenvolvido a partir da experiência do HMSI de Jaboticabal. Posteriormente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, passaram a disseminar essa metodologia para todo o país.
O Hospital e Maternidade Santa Isabel foi o primeiro do país a implantar o projeto, em 2012, atualmente transformado em programa permanente, sendo ele referência para demais instituições de saúde em todo o Brasil.